As redes sociais se tornaram itens expressivos
na vida pessoal e profissional das pessoas. Sobretudo, o segundo meio de
comunicação mais importante hoje em dia, depois da televisão, são os meios
sociais na Internet. Empresas, artistas e marcas mundialmente conhecidas se
adaptaram a este meio realmente incrível para firmar um contato mais sólido com
seus amigos, fãs e admiradores.
Confesso que no início eu repudiava bastante as redes sociais, achava sem graça e uma perda de tempo. Porém, com o passar dos tempos, meu conceito mudou.
Cada rede social tem sua fase de ouro, seu ápice, mas com o passar dos anos novos meios vão sendo criados e conquistados. Enquanto isso, as opiniões sobre cada rede divergem;
No post de hoje vou comentar das redes sociais que, segundo relatórios técnicos, estão sendo mais acessadas em 2012. Algumas já fazem muito sucesso no Brasil, outras são mais conhecidas no exterior. De qualquer maneira, fica a dica para quem quer conhecer novos meios sociais.
Confesso que no início eu repudiava bastante as redes sociais, achava sem graça e uma perda de tempo. Porém, com o passar dos tempos, meu conceito mudou.
Cada rede social tem sua fase de ouro, seu ápice, mas com o passar dos anos novos meios vão sendo criados e conquistados. Enquanto isso, as opiniões sobre cada rede divergem;
No post de hoje vou comentar das redes sociais que, segundo relatórios técnicos, estão sendo mais acessadas em 2012. Algumas já fazem muito sucesso no Brasil, outras são mais conhecidas no exterior. De qualquer maneira, fica a dica para quem quer conhecer novos meios sociais.
Facebook
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 950 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Mark Zuckerberg
Co-Fundadores: Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes
Maior público alvo: Américas, Ásia e Europa
Lançamento: 2004
Homepage: www.facebook.com
Falar de rede social e não mencionar o Face é impossível. Trata-se do network mais usado nos dias atuais. O Face conquistou uma legião de admiradores e foi o principal responsável pela queda do Orkut, embora algumas pessoas utilizem os dois. O fato é que o site de Zuckerberg ganhou peso significativo em muitos países, principalmente no Brasil. Com a compra bilionária do Instagram, avaliada em US$ 1 bilhão, o apreço dos usuários pela rede social aumentou. Portanto, é com certeza a rede social mais popular do momento, além de possuir o maior número de membros cadastrados.
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 950 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Mark Zuckerberg
Co-Fundadores: Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes
Maior público alvo: Américas, Ásia e Europa
Lançamento: 2004
Homepage: www.facebook.com
Falar de rede social e não mencionar o Face é impossível. Trata-se do network mais usado nos dias atuais. O Face conquistou uma legião de admiradores e foi o principal responsável pela queda do Orkut, embora algumas pessoas utilizem os dois. O fato é que o site de Zuckerberg ganhou peso significativo em muitos países, principalmente no Brasil. Com a compra bilionária do Instagram, avaliada em US$ 1 bilhão, o apreço dos usuários pela rede social aumentou. Portanto, é com certeza a rede social mais popular do momento, além de possuir o maior número de membros cadastrados.
Total de Usuários: Aproximadamente 260 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Jack Dorsey
Co-Fundador: Evan Williams
Maior público alvo: América do Sul e do Norte
Lançamento: 2006
Homepage: www.twitter.com
Acredito que o Twitter ainda seja o queridinho dos artistas. Com uma ideia intuitiva, simples e prática, o microblog é a segunda maior rede social da atualidade. O Twitter ganhou popularidade rapidamente aqui no Brasil, uma vez que a maioria das grandes empresas e artistas passaram a aderir deliberadamente o serviço. Todavia, o Twitter, além do Face, é o serviço que recebe mais integrações em programas e sites. Quando vamos usar programas e cadastrar em sites, é comum vermos um botão alternativo de login do Twitter.
Youtube
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 207 milhões de utilizadores ativos
Visualizações Diárias: Estima-se 4 bilhões
Origem: Estados Unidos
Fundadores: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karin
Dono Atualmente: Comprado pelo Google em 2006
Maior público alvo: Américas, Europa e Ásia
Lançamento: 2005
Homepage: www.youtube.com
E quem não conhece ou acessa, pelo menos uma vez ao dia, o famoso Youtube? É simplesmente o maior e mais acessado site para o compartilhamento de vídeos (streaming) da Internet. Encontrar vídeos, sejam eles raros ou novos, nunca foi tão fácil com esta ferramenta maravilhosa. No entanto, o Youtube ganhou mais notoriedade na web após a gigante da Internet (Google) anunciar a aquisição do serviço, em 2006. Contudo, o Youtube se tornou bem mais do que um simples canal para a visualização de vídeos, hoje ele é muito usado para a divulgação de trabalhos artísticos, em geral.
LinkedIn
Total de Usuários: Aproximadamente 200 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Reid Hoffman
Diretor atual: Dan Nye
Maior público alvo: América do Sul e do Norte
Lançamento: 2003
Homepage: www.linkedin.com
A intenção do LinkedIn é fornecer um espaço voltado mais ao lado dos negócios. É uma rede de relacionamentos também, logo, utilizada mais por profissionais. Atualmente o LinkedIn abrange mais de 150 milhões de indústrias e 500 regiões econômicas, segundo dados do próprio serviço. No meio profissional, o website é sem dúvidas um dos melhores e mais procurados pelas pessoas.
Total de Usuários: Aproximadamente 200 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Reid Hoffman
Diretor atual: Dan Nye
Maior público alvo: América do Sul e do Norte
Lançamento: 2003
Homepage: www.linkedin.com
A intenção do LinkedIn é fornecer um espaço voltado mais ao lado dos negócios. É uma rede de relacionamentos também, logo, utilizada mais por profissionais. Atualmente o LinkedIn abrange mais de 150 milhões de indústrias e 500 regiões econômicas, segundo dados do próprio serviço. No meio profissional, o website é sem dúvidas um dos melhores e mais procurados pelas pessoas.
Total de Usuários: Aproximadamente 13 milhões de utilizadores ativos
Origem: Inglaterra
Fundadores: Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann.
Maior público alvo: Europa e América do Norte
Lançamento: 2010
Homepage: www.pinterest.com
Aqui está, uma das mais recentes redes sociais, depois do Google+. O Pinterest é um site destinado ao compartilhamento de fotos, no entanto, também é possível comentar, criar coleções e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Ele começou a aparecer mais este ano, inclusive, o site já tomou conta do terceiro lugar no ranking dos mais acessados nos Estados Unidos. Aqui no Brasil ele ainda está "cru", poucos sabem de sua existência. O Pinterest já está entre as 10 redes sociais mais acessadas de 2012, e a tendência é crescer muito mais, uma vez que acredita-se que o compartilhamento de imagens seja uma grande aposta para os próximos anos.
Google Plus ou
Google+
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 210 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Google
Maior público alvo: Américas e Europa
Lançamento: 2011
Homepage: www.plus.google.com
Muitos sites técnicos não citam o G+ como uma rede social em si, mas sim como um meio de "transporte" relacionado a publicidades e uma forma de contornar o rápido sucesso do Orkut, Wave e etc. Porém, pensando dessa forma, todas as redes sociais são assim. A realidade é que o G+, na minha opinião, é excelente. O Google está investindo bem no site e aos poucos conquistando mais e mais usuários. Lembrando que o G+ ganhou utilizadores ligeiramente. Antes mesmo de abrir o site ao público -- sendo disponibilizado apenas via convite -- o site já tinha mais de 5 milhões de users. Especialistas apontam que, futuramente, será o principal responsável por uma possível decadência do Facebook.
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 210 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Google
Maior público alvo: Américas e Europa
Lançamento: 2011
Homepage: www.plus.google.com
Muitos sites técnicos não citam o G+ como uma rede social em si, mas sim como um meio de "transporte" relacionado a publicidades e uma forma de contornar o rápido sucesso do Orkut, Wave e etc. Porém, pensando dessa forma, todas as redes sociais são assim. A realidade é que o G+, na minha opinião, é excelente. O Google está investindo bem no site e aos poucos conquistando mais e mais usuários. Lembrando que o G+ ganhou utilizadores ligeiramente. Antes mesmo de abrir o site ao público -- sendo disponibilizado apenas via convite -- o site já tinha mais de 5 milhões de users. Especialistas apontam que, futuramente, será o principal responsável por uma possível decadência do Facebook.
Tumblr
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 250 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: David Karp
Maior público alvo: Américas, Europa e Ásia
Lançamento: 2007
Homepage: www.tumblr.com
O Tumblr é considerado mais uma plataforma para blogs, bem como Blogger e Wordpress, por exemplo. O Brasil se tornou o segundo país que mais utiliza o serviço de microblog, ficando atrás apenas dos EUA (que retém quase metade do fluxo de usuários e visitantes). De acordo com o site Mashable, são publicados 38 mil posts por minuto no site, sendo que 42% deste número são fotos. O crescimento do microblog de quatro anos para cá foi assustador, tanto é que o Tumblr tornou-se concorrente direto do Wordpress e Blogger.
Orkut
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 70 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Orkut Büyükkökten (funcionário do Google)
Dono: Google (após fazer sociedade com o fundador)
Maior público alvo: América do Sul e Europa
Lançamento: 2004
Homepage: www.orkut.com
Sim, o Orkut ainda é usado por muita gente. Com a fama devastadora do Facebook aqui no Brasil, a grande maioria migrou. No começo, os usuários optaram por manter perfil em ambos, mas com o tempo não teve jeito, houve abandono em massa do Orkut. O maior número de usuários ativos do Orkut, desde 2005, sempre foi proveniente do Brasil e Índia, embora o alvo inicial do desenvolvedor era os EUA. Verdade seja dita, a rede social do Google se manteve durante 4/5 anos em primeiro e segundo lugar no ranking. Alguns profissionais da área da tecnologia inclusive revelam que o Orkut conseguiu um feito que poucas redes sociais conseguiram por décadas: conquistar o gosto de opositores das redes sociais.
StumbleUpon
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 38 milhões de utilizadores ativos
Origem: Inglaterra
Fundadores: Garrett Camp e Geoff Smith
Maior público alvo: América do Norte e Europa
Lançamento: 2001
Homepage: www.stumbleupon.com
Quer conhecer sites e conteúdos novos? O StumbleUpon é ideal para isso. Baseado em um social bookmarks, onde os conteúdos dos sites são avaliados (positiva ou negativamente) por votos dos internautas, o StumbleUpon, embora antigo, tem agradado milhões de ingleses e norte-americanos atualmente. No Brasil a rede social não é tão bem sucedida quanto na Inglaterra e EUA, os quais já aderiram o serviço como principal ferramenta para a partilha de informações entre amigos. É uma pena não ser tão valorizado aqui, uma vez que é um serviço muito interessante, se bem utilizado. De qualquer forma, está entre os 10 mais utilizados de 2012.
Formspring
Estimativa de Usuários: Aproximadamente 24 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Ade Olonoh
Maior público alvo: América do Sul e Europa
Lançamento: 2009
Homepage: www.formspring.me
Rede social extremamente básica de perguntas e respostas, semelhante ao clássico Yahoo Respostas, com a diferença de que usuários não cadastrados podem enviar perguntas a membros registrados. Entretanto, a realidade é que grande parte dos brasileiros, na faixa dos 13 e 22 anos, encontram-se no Formspring. Especialistas não previam futuro, tampouco sucesso significativo da rede, mas sofreram uma enorme surpresa ao depararem-se com o crescimento precoce do site. Por outro lado, infelizmente, centenas de usuários do site são vítimas frequentes de bullying, visto que o indivíduo pode se manter no anonimato. Mas apesar deste fator desagradável, o Form é uma das 10 redes sociais mais "queridinhas" da comunidade teen.
Raphael Santos - número 13










Nenhum comentário:
Postar um comentário