Paraolimpíadas.
Modalidades :
ciclismo : Esse esporte pode ser praticado em duas maneiras : individual ou em equipe. As bicicletas são modificadas dependendo na deficiência do praticante. Caso o praticante seja cego fará a prova em dupla . – conhecida como “tandem” – com um guia no banco da frente dando a direção. Para os cadeirantes, a bicicleta é “pedalada” com as mãos: é o handcycling. As provas são de velódromo, estrada e contra-relógio.
Esgrima em Cadeira de Rodas: Essa modalidade é feita exclusivamente para cadeirantes. Essa modalidade tem 15 provas, individuais e em duplas, masculinas e femininas. Apenas homens competem com espadas.As cadeiras de rodas são presas ao chão para dar estabilidade e permitir a liberdade de movimentos na parte superior do corpo do esgrimista. Os atletas estão ligados a uma caixa eletrônica que conta os toques da arma.
Basquetebol em Cadeira de Rodas: As cadeiras são adaptadas, padronizadas e previstas em regras. A cada dois toques na cadeira, jogador deve quicar, passar ou arremessar a bola. As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico.
foi criada no século XX , com atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como natação e atletismo para deficientes visuais. Desde 1960, foram organizados 11 Jogos Paraolímpicos de Verão e 7 Jogos Paraolímpicos de Inverno. A 11ª Paraolimpíada de Verão foi realizada com sucesso em Sydney.
De : José Lima.
e Eliana .
Nenhum comentário:
Postar um comentário