sexta-feira, 22 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Bullying é um termo em inglês usado para descrever atos de violência física ou psicológica intencional e repetitivos contra uma pessoa ou um grupo que não consiga se defender. Essa pratica se concentra na intimidação e humilhação. Um abuso físico e mental. O bullying é um problema grave que vemos quase todos os dias em vários países. Tudo pode começar com apenas um apelido inofensivo... Porem as conseqüências são terríveis. As vitimas dessa agressão podem ter dificuldades para se expressarem, mudanças de comportamento, auto mutilação, depressão. Em alguns casos quando a agressão é forte demais, levam alguns jovens a cometer o suicídio... Uma pessoa pode ser vitima dessa agressão por ser inteligente, por usar óculos, por ser magra ou gordo, gaguejar, por ser tímida...
O Bullying começa em casa-agressores
Os pais várias vezes esquecem que tem um papel muito importante que é a de educador. E não avaliam os seus valores, e suas atitudes. Os filhos se baseiam muito em tudo em que os pais fazem, e precisam de bons exemplos, pois o ensinamento mostrado é melhor do que o falado. Os exemplos de ética, solidariedade e altruísmo são os melhores. Quando essa criança for para um ambiente em que se pode ocorrer o fato do bullying ela não vai praticá-lo. Então a educação é o melhor jeito de se prevenir o bullying.
“No ambiente doméstico, mantém atitudes desafiadoras e agressivas com relação aos familiares. São arrogantes no agir, falar e se vestir, demonstrando superioridade. Manipulam pessoas para se safar das confusões em que se envolveram”, indica a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, especializada no assunto.
O Bullying começa em casa–vitima.
O bullying normalmente começa em casa e a insegurança está atrelada a uma série de fatores gerados no próprio lar.
Quando essas coisas começam é porque as famílias têm irmãos(ãs) e essas crianças se sentem muito rejeitadas mesmo que os pais não rejeitem os filhos. E essas crianças têm uma série de necessidade básica, como segurança existencial, emocional, afetiva e significado dos limites
A segurança existencial, emocional, e afetiva só têm por quem se sente amado. E a memória registra privilegiadamente, as experiências com maior carga de emoção. Assim essas emoções que estão registradas na memória são reutilizadas como forma de se reconstruir uma nova cadeia de pensamento geradora de novas emoções. E a necessidade de segurança que está diretamente ligado à necessidade de se sentir amado interfere diretamente na auto-estima da pessoa. E as crianças que sofrem Bullying não se sentem amadas, pois se sentissem amadas em casa elas teriam auto-estima, e se elas não tem auto-estima, elas tem dificuldades de falar e se expressar.
A criança pode não se sentir valorizada porque se sente rejeitada, ou porque é comparada com o irmão, com o primo, com um aluno. As crianças odeiam se sentirem comparadas; sentem vergonha, se sentem humilhadas, e muitos pais têm dificuldade de aceitarem os seus filhos como são.
Escrito por: Natália Carvalho, Thabata, Isabela, Mirian.(colaboradoras do blog)
A forma mais comum dos casos relacionados ao fenômeno BULLYING acontece entre crianças e adolescentes nas escolas. Porem,acontece também no trabalho este tipo de violência. O BULLYING no trabalho podes ser muita vezes uma ação agressiva, e também pode ser injusta e egoísta, como gestos palavras, atitudes comportamentos, que pode ter como, culpar o funcionário, ser tratado de forma deferente de sua equipe de trabalho, ser alvo de xingamentos, se alvo de piadas, e a relação integridade psíquica ou física,e muitas vezes ameaçando seu emprego, ou mesmo sua vida. Isso pode acontecer em vários locais de trabalho em qualquer empresa.
Isso acontece com um isolamento, passa por agressões físicas, fazendo constranger em publico; dar piores tarefas para fazer; assédio sexual. As pessoas para dar fim ao abuso, muitas vezes para de ir ao trabalho, ou sofrem em silencio para não perde o emprego.
Isso pode causa muitas lesões como: dor de cabeça, baixa auto-estima, medo, angustia, vômitos, choro, medo do escuro, ataques de pânico sem motivo, abuso de álcool e suicídio.
Os lugares onde ocorrem bullying frequemente é, na escola que é causado por adolecentes, outro lugar que ocorre tambem são no trabalho sendo por atitudes humilhantes que vão desde o isolamento, passa pela desqualificaçao profissional e acaba no terrorismo visando á destruição psicológica da vitima; ignorar as contribuições ou as comunicações de um trabalhador. O bullying, ou seja, o autor do bullying pode ser uma pessoa, um grupo ou todo um departamento, as pessoas de cargos superiores exercem agressão psicológica, física tudo consiste a pessoa pedir conta do emprego ou só mesmo por diversão;
Sintomas das pessoas que sofre bullying Pode ter dores de cabeça, fadiga, transtornos no padrão de sono, perda ou ganho de peso, ansiedade, ataques de pânico, entre outros; podem ter sentimentos de confusão, raiva, culpa vergonha, medo, terror, aflição, depressão, insegurança e isolamento.
Como superar o bullying: Não existe receita pronta, pois cada indivíduo é um ser especial, com suas dificuldades e habilidades. Porém, no âmbito individual, tanto os bules quanto as vítimas precisam de ajuda. Algumas vítimas conseguem encontrar suas próprias soluções e, com o tempo, superam seus traumas. No caso de não conseguir resolver os conflitos, o acompanhamento psicológico pode contribuir para uma melhora pessoal e profissional.
Bullying na escola
Bullying na escola
Primeiramente vamos entender melhor a palavra bullying:
“O fenômeno conhecido como bullying, palavra inglesa utilizada para denominar ações de violência - física ou psicológica - de um indivíduo ou grupo de indivíduos e que tem como objetivo humilhar outra pessoa.”
O Bullying é um caso extremamente sério, a escola, por exemplo é um dos locais de maior índice de casos do bullying junto á internet.
As pessoas que sofrem o bullying, a primeira reação é ter suas notas escolares baixas e seu comportamento diferente, talvez agressivo, talvez muito quieto, depende da gravidade da situação.
Caso a situação seja de extrema gravidade a pessoa pode se recusar a ir á escola, e podendo chegar ao ponto de cometer atos que prejudiquem tanto sua saúde, como sua vida social. Tem alguns casos que gerar até o suicídio...
Bullying não ocorre somente com crianças, alguns adultos, também sofrem em seus ambientes de trabalho...
Segundo uma pesquisa pelas as escolas Brasileiras, as cidades que tem o maior índice de bullying são Brasília, Belo Horizonte e Curitiba
Fontes consultadas:
Realizado por:
Lucas Batalha, Luiz Fernando, Bruno de Lucas, Marcus Castro, Lucas Inácio; 9º Ano.
XD
Cyberbullying !
